Bomberman Wiki
Advertisement
Super Bomberman PBW capa

Super Bomberman - Panic Bomber W (スーパーボンバーマン ぱにっくボンバーW) é um jogo de quebra-cabeça desenvolvido e publicado pela Hudson Soft e lançado no Super Famicom em 1995, somente no Japão. Faz parte da série Panic Bomber.

História[]

Tendo acabado de derrotar os Five Dastardly Bombers (veja Super Bomberman 2), Bomberman se presenteia com uma viagem para South Island, onde ele descansa e relaxa. Infelizmente, a paz é perturbada por algumas notícias infelizes...

Os World Bombers embarcaram em um tumulto, causando estragos em todo o mundo! Bomberman viaja pela Terra para acabar com sua vilania, descobrindo que todos eles estão sofrendo lavagem cerebral. Quem poderia estar por trás desse esquema hediondo?

Jogabilidade[]

O jogo apresenta um modo single player e um multiplayer que suporta até quatro jogadores.

Este jogo também implementa um modo Dokuro que envolve efeitos de status. Eles podem fazer tudo, desde reduzir o raio da explosão até acender bombas na tela.

Um jogador[]

Como Bomber-Man, o jogador deve derrotar seu oponente para passar para o próximo. Existe um sistema de senha para passar para diferentes rodadas. Existem cinco modos de dificuldade para o jogo principal: mais fácil, fácil, normal, difícil e mais difícil.

Rodada 1: Jamaica[]

Rodada 2: Inglaterra[]

Rodada 3: EUA[]

Rodada 4: Quênia[]

Rodada 5: Japão[]

Rodada 6: Espaço[]

Outros oponentes[]

  • Pretty-Bomber - Interromperá uma partida em algum momento nas rodadas 2 ou 3 (Vurolu, Pass, Peggi ou Funya)
  • Shadow-Bomber - Interromperá uma partida em algum momento nas rodadas 4 ou 5 (Asshii, Mr. Moai, Onil ou Bakebake)

Finais[]

Dependendo da dificuldade, o jogador verá finais diferentes. Se o jogador estiver jogando em qualquer dificuldade menor que Difícil, ele enfrentará Bagura na Rodada 6 e então verá o final ruim. Se o jogador estiver jogando nas dificuldades Difícil ou Mais Difícil, ele enfrentará Bagura e Space-Bomber na Rodada 6, seguido pelo final verdadeiro. O jogador tem a chance de enfrentar Space-Bomber no modo Normal enfrentando Pretty-Bomber ou Shadow-Bomber.

Senhas secretas[]

Algumas senhas ativarão ovos de páscoa no jogo. Aqui está uma lista dos segredos conhecidos:

  • 5656 - Muda os blocos para Ballom/Pass
  • 1993 - Muda os blocos para Funya
  • 8111 - Muda os blocos para Takahashi Meijin
  • 4622 - Muda os blocos para Baby Bombermen
  • 2200 - As bombas explodem instantaneamente quando você segura os botões L e R
  • 4404 - Requer 4 blocos Bomberman para remover uma linha quando você segura os botões L e R
  • 3445 - Teste de som quando você segura os botões L e R
  • 0901 - Level Select quando você segura os botões L e R

Multijogador[]

Este jogo tem um modo multiplayer que pode ser jogado com 2, 3 ou 4 jogadores. No modo 2 jogadores, os jogadores jogam nos campos clássicos. No modo 3 ou 4 jogadores, os jogadores jogam em 3 ou 4 campos pequenos, com blocos menores. O jogador pode escolher o modo Dokuro ou Normal.

Modo Dokuro[]

O Modo Dokuro é um modo usado para batalhas contra chefes, mas pode ser usado para multiplayer. Quando muitas bombas explodem, um efeito de status é enviado para um jogador:

  • Bigbomb: Produz uma Grande Bomba instantânea.
  • Boom: Todas as bombas no campo explodem.
  • Rtw: Transforma blocos vermelhos em brancos
  • Removeblock: Cada Bloco Desaparece.
  • Layer: Adiciona um Bloco Macio no campo.
  • Stb: Todos os Blocos Macios no campo se transformam em bombas
  • Bosto: Todas as bombas no campo se transformam em Pedras.
  • Layerr: O próximo bloco de sortimento são Pedras que não podem ser removidas com bombas
  • Layers: Adiciona uma camada de Pedra no campo.
  • Stop: O jogador não pode adicionar Blocos/Bombas no campo até que "Stop" desapareça.
  • Cr: Os controles são invertidos, causando confusão.
  • Bubble: 2 ou 3 bolhas do Bomberman aparecem, e elas começam a se mover, obscurecendo a visão. (No modo de 3 a 4 jogadores, apenas 2 deles aparecem.)
  • Layerb: Adiciona uma camada de bomba no campo.
  • Red: A duração do disparo da bomba é temporariamente alterada para 1x.
  • Removebomb: Cada bomba desaparece.

Curiosidades[]

  • Alguns sprites dentro do jogo são usados ​​em Panic Bomber (VB).
  • O tema do menu também pode ser ouvido em Panic Bomber (VB).
  • A maioria das músicas neste jogo são versões remixadas de Bomberman: Panic Bomber para Neo-Geo.
  • Após sua aparição neste jogo, os World Bombers apareceram no Battle Mode de Super Bomberman 3. Todos eles passaram por mudanças de design, com alguns dos personagens sendo substituídos inteiramente.
  • O foguete de combinação (de Bomberman: Panic Bomber. Pode ser visto quando você recebe um combo 6x.) está nos dados deste jogo, mas não foi usado.
  • Este jogo não tem o tema de pânico e o tema de combinação 6x.
  • Quando você consegue um Combo 6x, ao invés de mostrar o foguete combinado, muitos foguetes pequenos aparecem.
Advertisement